A Igreja que faz a diferença!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Lição 03 - 17 de Julho de 2011

A Vida do Novo Convertido


INTRODUÇÃO

Depois de estudarmos sobre o Projeto Original do Reino de Deus e a Mensagem do Reino de Deus, estudaremos sobre a Vida do Novo Convertido, ou seja, sobre o verdadeiro significado do novo nascimento e da nova vida em Cristo Jesus. Apesar de ser um assunto já conhecido pela Igreja, faz-se necessário estudá-lo nesta ocasião, tendo em vista que alguns cristãos, por desconhecerem essas doutrinas bíblicas, caminham para extremos perigosos: ou buscando uma vida ascética, isolando-se da sociedade ou vivendo nas mesmas práticas de outrora, não demonstrando nenhum sinal de arrependimento e mudança de vida. Por isso, nesta lição, estudaremos o que é o novo nascimento, os resultados do novo nascimento e o verdadeiro significado de tornar-se uma nova criatura em Cristo.

I - O SIGNIFICADO DO NOVO NASCIMENTO

1.1 Definição. É o milagre operado no espírito do homem, através do qual ele é recriado em conformidade com a natureza divina. O novo nascimento significa a entrada do homem no Reino de Deus (Jo 3.1-6. Assim como ninguém pode ser contado como cidadão antes do seu nascimento, semelhantemente, ninguém pode pertencer ao Reino de Deus antes de nascer de novo. Esta experiência aparece na Bíblia sob diferentes nomes: Nascer da água e do Espirito (Jo 3.6); Criado em Jesus Cristo (Ef 4.24; Cl 3.10); Tornar-se Nova Criatura (2 Co 5.17); Ser gerado novamente (1 Pe 1.3); e Nascido de Deus (1 Jo 2.29; 3.9; 5.18; 4.7).

1.2. O Novo Nascimento é um Milagre. No diálogo de Jesus com Nicodemos, podemos observar que aquele príncipe dos judeus, mesmo sendo um mestre em Israel, não compreendeu o verdadeiro significado dessa experiência. Por isso, ele perguntou a Jesus: “Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?” (Jo 3.4,5). E por que ele não compreendeu? Porque milagre não se explica! E é por meio desse milagreque o homem, através da regeneração, passa de um pecador condenado (Rm 3.23; 6.23); morto em ofensas e pecados (Ef 2.1-4; Cl 2.13; 1 Tm 5.6); separado de Deus pela ignorância e pela dureza de coração (Ef 4.19); e, pela fé em Cristo, torna-se uma nova criatura (2 Co 5.17); concidadão dos santos e família de Deus (Ef 2.19);ressuscita juntamente com Cristo para uma nova vida (Ef 2.5,6); e já está assentado nos lugares celestiais em Cristo (Ef 2.6).

1.3. O Novo Nascimento Não é Operado Pela Vontade Humana. O apóstolo João diz que aqueles que receberam a Cristo “…não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão…”. Isto nos ensina que o novo nascimento não ocorre por meio de esforços humanos, ou seja, é inútil alguém obter esta experiência sem um autêntico encontro com Cristo. Por isso, ele diz “… mas de Deus” (Jo 1.13). É Deus quemrealiza a regeneração, através do Espírito Santo.

1.4. O Novo Nascimento é Operado Pelo Espírito Santo. O Espírito Santo é o agente que leva o homem ao novo nascimento. Ele convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8,9), abre-lhe o entendimento para compreender a vontade de Deus (2 Co 4.6; 1 Tm 2.4), despertando-lhe o desejo de ser salvo. O mesmo Espírito leva o homem a decisão de receber a Jesus, que, pela sua morte e ressurreição ganhou salvação paratodos (1 Pe 1.3). Quando o homem recebe a Jesus, lhe é dado o poder de ser feito filho de Deus (Jo 1.12,13).

II - RESULTADOS DO NOVO NASCIMENTO

Por meio dessa operação sobrenatural, Deus restaura a Sua imagem e semelhança no homem, que por causa do pecado foi afetada, e o crente torna-se participante da natureza divina (2 Pe 1.4), e também participa da santidade de Deus (Hb 12.10). Além disso, o cristão recebe, pela regeneração, tanto uma nova direção para a sua vida, como poder de Deus para seguir essa direção. Vejamos:
  • Seu pensamento mudou; ele pensa diferentemente, de conformidade com a vontade de Deus (Cl 3.10; Fp 4.7);
  • Seu entendimento se abriu para as coisas de Deus, pois antes não as entendia (1 Co 2.15; 2 Co 4.6) e Deus o renova para o conhecimento (Cl 3.10);
  • Seu sentimento registra o gozo pela presença de Deus (Sl 16.11); agora ele ama a Deus (1 Jo 4.19) e aos irmãos (1 Jo 3.14);
  • Sua vontade, que antes era escravizada pela carne (Ef 2.2,3; Is 53.6), conforma-se com a vontade de Deus (Mt 6.10; 1 Pe 1.22; 4.2; At 13,22);
  • Sua consciência, agora purificada (Hb 9.14), torna-se sensível a direção de Deus (Rm 2.15);
Ele não está mais debaixo da carne, mas do Espírito (Rm 8.9). A sua velha natureza, não foi aniquilada, mas está dominada pela nova natureza (G1 5.16,17; Rm 8.12,13).

III - QUE SIGNIFICA “TUDO SE FEZ NOVO”?

Escrevendo aos coríntios, o apóstolo Paulo diz: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Co 5.17). Vejamos, então, o que significa esta expressão:

3.1. Novo ambiente. O ambiente de outrora, onde prevalecia o pecado e a iniquidade (Lc 15.13,30) é substituído por outro, onde tudo é justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rm 14.17). E o crente passa, então, a ter prazer em estar na casa de Deus (Sl 84.1-4,10; 122.1; At 5.42).

3.2. Novos amigos. Os amigos do passado, que contribuíam para a vida de pecado (II Sm 13.3-5) são substituídos por outros que o ajudam a caminhar para o céu (Sl 1.1,2; Pv 18.24). Não significa, entretanto, tornarse inimigo, e sim, deixar de compartilhar de suas práticas pecaminosas.

3.3. Nova Visão. A visão, que era para baixo e sem nenhuma perspectiva (Ef 2.12), agora faz jus ao termo grego para a palavra “homem”, que é “anthropos”, e significa “aquele que olha Para cima”. Veja o que diz (Hb 12.2).

3.4. Novo Senhor. No passado, o senhor era fraudulento, enganador, traiçoeiro e vingativo (Jo 10.10; I Pe 5.8).
Agora, o Senhor é misericordioso, compassivo, amoroso, justo e pronto para perdoar (Sl 103.8; Jl 2.13; I Jo 4.8).

3.5. Novo destino. O homem, que outrora era filho da ira e caminhava para o inferno (Jo 3.36; Ef 2.3) caminha agora para a vida eterna (Jo 3.16; I Jo 2.25).

IV - OS REFLEXOS DA NOVA VIDA NA SOCIEDADE

A nova vida em Cristo irá refletir não apenas na vida pessoal do cristão, mas também no seu lar, ambiente de trabalho e na sociedade. Isto porque, a partir de então, o crente passa a ser guiado pelo Espírito (Rm 8.14; Gl 5.18) e faz da Bíblia a sua regra de fé normativa (2 Tm 3.14-17). 

Vejamos alguns exemplos:

4.1. Os reflexos da nova vida no lar. É no ambiente familiar onde o novo crente manifesta a transformação espiritual, bem como os primeiros frutos. A vida que outrora era caracterizada pelas obras infrutuosas da carne, tais como: prostituição, adultério, iras, pelejas, dissenções e coisas semelhantes a estas (Gl 5.19-21), passa agoraa valorizar o matrimônio e a fidelidade conjugal (Ef 5.22-31; Hb 13.4). Essa mudança também deve refletir no relacionamento entre pais e filhos, onde os filhos passam a honrar os pais (Ef 6.1-3; Cl 3.20), e os pais, consequentemente passam a criar os filhos no temor do Senhor, não lhes provocando a ira (Ef 6.4; Cl 3.21).

4.2. Os reflexos da nova vida no trabalho. Os efeitos da nova vida em Cristo também irá refletir no ambiente de trabalho. O patrão não mais explorará seus empregados (Tg 5.1-6; Cl 4.1), nem sonegará impostos (Lc 20.21-25; Mt 17.24-27; Rm 13.7) nem fará ameaças a seus trabalhadores (Ef 6.9). O trabalhador, por sua vez, não negligenciará suas responsabilidades, (Ef 6.5; I Tm 6.1;Tt 2.9) e realizará suas atividades, como se estivessefazendo ao Senhor (Ef 6.6; Cl 3.23 ).

4.3. Os reflexos da nova vida na sociedade. Como sal da terra e luz do mundo o novo crente passa a produzir frutos dignos de arrependimento e a resplandecer no mundo de trevas (Mt 5.13-15).

V- COMO DEVEM ANDAR AS NOVAS CRIATURAS

Em suas epístolas, o apóstolo Paulo ensina como devem andar as novas criaturas. Vejamos:
  • Andar em novidade de vida (Rm 6.4); Andar em amor (Ef 5.2);
  • Andar honestamente (Rm 13.13); Andar com prudência (Ef 5.15);
  • Andar em Espírito (Gl 5.16); Andar com sabedoria (Cl 4.5).
CONCLUSÃO

Quando uma vara é enxertada na árvore, ela se torna participante, não só da raiz e da seiva (Rm 11.17), mas também da natureza da árvore, o que se verifica na qualidade do fruto que essa vara agora produz (Jo 15.1-5). Assim também acontece com aqueles em cujas vidas, pelo novo nascimento, operou a influencia divina. Ele, antes estava escravizado pela própria carne; agora, pelo novo nascimento, tornou-se filho de Deus (Jo 1.12) e um súdito do Seu reino (Jo 3.5; Ef 2.19).

REFERÊNCIAS
Bíblia de Estudo Pentecostal. Donald C. Stamps. C.P.A.D.
Teologia Sistemática. Eurico Bergstén. C.P.A.D.
Lições Bíblicas Jovens e Adultos. 1º Trimestre 1996. C.P.A.D.

Publicado no site da Rede Brasil de Comunicação

Subsídio Teológico

I – INTRODUÇÃO:

Aceitar a Jesus Cristo como Salvador e Senhor é, sem dúvida, o mais fascinante projeto de vida de uma pessoa. Na verdade, esta decisão é muito mais significativa, porquanto há de alterar nossa vida no tempo e na eternidade. Ainda mais: A decisão de seguir a Jesus constitui-se em motivo de alegria para a Igreja a qual passamos a pertencer, bem como para os anjos de Deus, pois foi em decorrência dessa nossa importante decisão que eles se alegraram no céu – Lc 15:7

II - CINCO COISAS QUE O NOVO CONVERTIDO DEVE SABER:

No início de caminhada com Jesus Cristo, há, pelo menos, cinco coisas importantes que você, Novo Convertido, deve saber. São elas:

(1) - OS SEUS PECADOS FORAM PERDOADOS - A Bíblia apresenta a sua vida de outrora, como uma vida de escravidão ao pecado, mas diz também que você, agora, é servo da justiça divina – Rm 6:17-18.

(2) - AGORA VOCÊ É UMA NOVA CRIATURA EM CRISTO – II Cor 5:17 - O “velho” e o “antigo” têm a ver com a vida de outrora, ou seja, a vida que você tinha até o instante em que se decidiu por aceitar a Jesus como seu Salvador único e pessoal. “Nova criatura” ou aquilo que se fez “novo”, diz respeito à vida que você passou a viver desde aí – I Pe 1:3, 23.

(3) - DEUS AMA VOCÊ – Jo 3:16; Rm 5:8 - A maior prova do amor de Deus para com você e para com todo o mundo, é ter Ele permitido que o seu Filho Jesus Cristo padecesse e morresse para salvar-nos e reconciliar-nos com Ele – Rm 5:9 - Descanse no amor de Deus. Ele sempre faz o melhor em benefício de seus amados.

(4) - VOCÊ É FILHO DE DEUS – Rm 8:14-17 - O seu relacionamento com Deus mudou a partir de agora. A sua relação anterior com Deus era à base de criatura e Criador, réu e Juiz. Agora é diferente: Você é filho de Deus, é herdeiro dEle e coerdeiro de Jesus Cristo. Nesta condição o seu vínculo familiar com Deus vem torná-lo infinitamente mais digno e mais honrado que o principal dos herdeiros da maior fortuna deste mundo. Repouse no privilégio de ser filho amado de Deus.

(5) - VOCÊ PODE VIVER VITORIOSAMENTE – I Cor 15:57 - A sua vida de outrora era uma vida de fracassos e de derrotas espirituais. Agora, porém, liberto do pecado e salvo por Jesus Cristo, você tem pela frente uma deslumbrante vida de triunfos. Apesar de a partir de agora você passar a possuir três terríveis inimigos, Deus lhe oferece provisão que o habilita a vencê-los. Esses três inimigos são: a carne, o mundo e Satanás. Você pode vencer a carne (Rm 13:13-14); você pode vencer o mundo (I Jo 5:4); você pode vencer a Satanás (I Jo 5:18). Não se assuste diante da perda de algumas das suas batalhas. Perder uma batalha, não significa perder a guerra. Certamente que você perderá algumas das suas batalhas, mas o triunfo final será seu. Segundo a Bíblia, ao apagar as luzes desta vida, bem como ao brilhar as da eternidade, você será levado a dizer de forma triunfal: “Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?” – I Cor 15:54-55.

III – CINCO COISAS QUE O NOVO CONVERTIDO DEVE FAZER:

O nascer espiritual para Deus é muito parecido com o nascimento físico. Assim como um bebê precisa de exercícios para crescer sadio e forte, da mesma forma, você, como um bebê espiritual, precisa exercitar-se, a fim de que seja espiritualmente sadio e forte. Com o propósito de ajudar no seu crescimento espiritual, é importante que você, Novo Convertido, faça o seguinte:

(1) - ESTUDE A SUA BÍBLIA DIARIAMENTE – Mt 4:4; Sl 1:2 - O que o alimento (carne, arroz, feijão, massas, legumes, frutas e verduras) é para o corpo, o estudo piedoso da Bíblia Sagrada é para a sua alma. Além de enriquecê-lo espiritualmente através dum melhor conhecimento de Deus, o estudo diário da Bíblia lhe dará os meios de responder convincentemente àqueles que hão de indagar-lhe quanto à nova vida que agora você tem em Jesus Cristo.

(2) - ORE CONSTANTEMENTE – I Tm 2:1-2, 8 - A oração é como uma ponte ou uma grande avenida através da qual a terra se liga ao céu. Através dessa grande via, você pode ir ao trono da graça divina, bem como receber os grandes “carregamentos” de bênçãos prometidas por Deus. A oração é o mais eloquente e o mais humilde discurso da alma a Deus. Quando você ora, Deus intervêm alargando as fronteiras de suas possibilidades. Quando você ora, você está dizendo a Deus que não pode lutar e vencer sem o auxílio dEle. A oração é como o cálcio necessário ao crescimento e fortalecimento dos ossos. Para que você cresça e se desenvolva espiritualmente sadio e forte, exercite-se na oração. Deus está disponível, pronto a atendê-lo.

(3) - VIVA FIELMENTE - Vivendo num mundo em que os valores morais e espirituais são tidos em pouca conta, mesmo assim Deus espera que você viva fielmente diante dEle e diante dos homens. Certamente que algumas vezes você será tentado a abandonar o ideal duma vida fiel a Deus e aos princípios do Evangelho, e a abraçar os princípios morais do mundo sem Deus. O que fazer no momento em que isto venha a acontecer? Resista. Não abra mão da sua fidelidade – Sl 101:6 - Aos que porventura indaguem até onde e quando devem ser fiéis diante de Deus, Jesus Cristo responde: “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Apc 2:10). Isto é: ainda que a sua decisão de seguir a Jesus Cristo, nalgum momento, exija como paga a sua morte física, não importa, seja fiel até aí, na esperança da vida da ressurreição (”a coroa da vida”).

(4) - TENHA COMUNHÃO COM OS SEUS IRMÃOS - Como uma nova criatura em Cristo, você foi feito membro dum corpo: a Igreja. Assim como todos os membros dum corpo funciona conjuntamente para o bem-estar de todo o corpo, assim também você deve contribuir com a edificação e progresso dos demais irmãos, membros da comunidade, da igreja à qual você passa a pertencer a partir de agora. De acordo com o apóstolo João, a comunhão com os irmãos, além de identificar o seu caráter com o de Deus, assegura-lhe o perdão de pecados (I Jo 1:7). Portanto, nunca permita que o Diabo ou qualquer outro ser, levante entre você e seu irmão, qualquer coisa que venha a ser razão de contenda, inimizade e consequente afastamento um do outro – Rm 12:10.

(5) - TESTEMUNHE DE JESUS CRISTO - Testemunhar é dizer aos outros o que Jesus fez por você e o quanto Ele teve misericórdia de você. A Bíblia registra muitos milagres operados por Jesus Cristo. Dentre esses, consta o de um endemoninhado que foi miraculosamente liberto do demônio que o atormentava. Agradecido a Jesus pelo que Ele lhe havia feito, aquele homem pediu que Jesus lhe permitisse acompanhá-Lo a partir daí - Mc 5.18-20 - Note que aquele homem foi mandado por Jesus no sentido de testemunhar primeiro para os seus próprios parentes. É isto o que Jesus espera de você também. Possivelmente os seus parentes não vão aceitar o seu testemunho da primeira vez. Não tem problema. Mais cedo ou mais tarde eles hão de descobrir que o Cristo que fez de você uma nova criatura, tem o poder de fazer o mesmo por eles. Você deve testemunhar de Jesus, seja por mandamento (Mc 16:15); seja por questão de gratidão (Sl 116:12-13).

IV - CINCO COISAS QUE O NOVO CONVERTIDO PODE TER:

Além de tudo quanto o Novo Convertido pode saber e fazer decorrente da sua nova vida em Cristo existe ainda cinco coisas que Deus está interessado que você, Novo Convertido, tenha; são elas:

(1) - A PAZ VERDADEIRA - Na condição de pecador não remido, o homem está em conflito com Deus, com o próximo e consigo mesmo. Isto é: o pecador que não conhece a Jesus Cristo como Salvador pessoal, vive em conflito, não conhece a paz verdadeira. Essa era a sua situação antes que aceitasse a Jesus e nascesse de novo (Ef 2:13-16). Agora você tem paz com Deus (Rm 5:1-2); paz com o seu semelhante (Ef 2:13-17); e paz com você mesmo (Jo 14:27). Tudo isso resulta da sua aceitação a Jesus Cristo, o “Príncipe da paz” (Is 9:6).

(2) - O BATISMO COM O ESPIRITO SANTO - Quando você aceitou a Jesus como seu suficiente Salvador, foi trazido a Ele pelo Espírito Santo. Ele lhe convenceu do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:18). Agora, que você é um crente em Jesus, precisa ser batizado e cheio do Espírito Santo. No momento em que for batizado com o Espírito Santo, você será cheio do poder divino para, com autoridade, testemunhar de Jesus para o maior número de pessoas possível (At 1:8). Procure saber mais sobre o batismo com o Espírito Santo. Busque-o. Ele é para você.

(3) - UMA VIDA MELHOR - Antes que qualquer outra coisa, a nova vida que você agora tem em Cristo traduz-se numa vida melhor, à medida que ela procede de Deus através de Jesus Cristo (Jo 10:10). Vida abundante em Cristo, é vida plena, melhor em todos os sentidos. Em primeiro lugar, Deus quer que você desfrute de bênçãos espirituais (Ef 1:3); segundo: Deus quer que você goze de bênçãos físicas, isto é, Ele quer que você prospere (Sl 103:3-5). Finalmente, Deus quer que você seja abençoado materialmente (Mt 6:31-32). Todas estas bênçãos somadas hão de contribuir no sentido de que você tenha uma vida cada vez melhor.

(4) - UMA VIDA DE CONFIANÇA EM DEUS - Na sua caminhada com Cristo, você há de aprender que o melhor e mais duradouro para a sua vida, não é precisamente aquilo que você mesmo seja capaz de fazer e de adquirir. O melhor para a sua vida é aquilo que Deus tem prometido e que fará por você. Evidentemente Deus espera que você seja capaz de confiar na fidelidade dEle e de esperar no cumprimento cabal das Suas promessas – Sl 37:1-8 - “Confia”, “deleita-te”, “entrega” e “descansa” no Senhor, são termos que na prática indicam a confiança que você precisa ter em Deus. O que Deus lhe tem prometido, Ele fará (Nm 23:14).

(5) - O CÉU - O ponto mais elevado de Sua experiência de seguir a Jesus será o privilégio de estar para sempre na Sua augusta presença, bem como desfrutar das riquezas e tesouros do Seu reino vindouro, o céu. A Bíblia designa o céu como a cidade dos crentes (Fp 3:20-21). Na sua revelação registrada no Apocalipse, o apóstolo João descreve o céu como a habitação domiciliar de Deus com os homens redimidos de toda a terra (Apc 21:3-4). Há quase dois mil anos, Jesus o inclui na sua oração feita ao Pai, desejando ter você junto a Ele, para sempre (Jo 17:24).

V – CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Novo Convertido, agora que você tomou conhecimento de todas estas coisas que Deus quer que você saiba, faça e tenha, decida-se por jamais abandonar a decisão de seguir a Jesus. Jamais dê as costas a Deus – Hb 10:38-39.
“… QUANDO ANDAR EM TREVAS E NÃO TIVER LUZ NENHUMA, CONFIE NO NOME DO SENHOR E FIRME-SE SOBRE O SEU DEUS” - Is 50:10 b.

Nenhum comentário:

Postar um comentário