“Tudo posso Naquele que me fortalece”
TEXTO ÁUREO
“Posso todas as coisas naquele que me fortalece”
(Fp 4.13).
(O poder e a graça de Cristo permanecem no crente para capacitá-lo a
fazer tudo quanto Ele o mandou fazer.)
VERDADE PRÁTICA
A satisfação e a suficiência do crente vêm de
Cristo e independem da abundância ou da escassez de bens materiais.
LEITURA BÍBLICA EM
CLASSE
Filipenses 4.10-19.
OBJETIVOS
· Conscientizar-se de
que a prosperidade também ocorre na adversidade.
· Reconhecer que
a prosperidade fundamenta-se na dependência de Deus.
· Identificar a
unidade e a solidariedade como fundamentos necessários para a prosperidade.
Palavra Chave
Suficiência: Quantidade que basta para suprir todas as nossas necessidades.
I. Introdução
Tem sido muito comum para nós declararmos sonoramente as palavras de
Paulo: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fp 4.13), e nem sequer
paramos para meditar no real significado dessas palavras e a grande lição
ensinada por Paulo. Somos constrangidos a entender que em Cristo podemos
alcançar grandes coisas, alçar voos mais altos. Hoje temos a oportunidade de
compreender que a ênfase não é tanto sobre a realização quanto na disposição de
permitir que o poder de Deus sustente a dificuldade e a escassez, e acentuar o
deleite da abundancia e da prosperidade. Tal fé demonstrada por Paulo é um
estimulante para crer em toda a suficiência de Cristo ao encarar todas as
circunstancias da vida.
II. Desenvolvimento
I.
PROSPERIDADE NA
ADVERSIDADE
1. Escassez e
abundância. Filipenses 4.13 tem sido entendido por muitos crentes como uma afirmação
geral de que realmente "tudo" esta ao alcance de nossas realizações
Nunca é demais ressaltar que um 'texto fora do contexto serve de pretexto para
heresias', é bom observarmos o contexto da passagem para compreender o que
realmente quer dizer. Mas o que Paulo intenta registrar com tais palavras? O
contexto imediato indica que o apóstolo esta tratando de necessidades pessoais,
o que fica claro quando ele utiliza palavras como "pobreza";
"fartura e fome"; "abundancia e escassez"; "dar e
receber", e "necessidades" (veja Fp 4.10-20). Todos estes termos
tratam de necessidades físicas e imediatas e sabemos quantas necessidades o
apóstolo dos gentios sofreu nestas áreas da vida e ele aproveita a oportunidade
para falar como sua fé em Cristo lhe fortaleceu para enfrentá-las: “Sei estar
abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas,
estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância
como a padecer necessidade” (Fp 4.12). A teologia de Paulo não ampara a tese
dos teólogos da Prosperidade, nem a vida do apostolo aponta para aquilo que os
tais defendem. Paulo não adquiriu grandes somas de dinheiro, não ficou rico no
seu exercício ministerial, apesar de ter fundado tantas igrejas; Não foi um
grande empresário do ramo da habitação quando fazendo tendas, iniciou seu
ministério (At 18.3). Pelo contrario, findou sua jornada numa prisão em Roma
(Fp 1.3; At 28.30). O que realmente ele quer dizer com as palavras de Fp 4.13 é
que, dentro das necessidades pessoais, com Cristo, ele terá tudo o que precisa
para lidar com elas. O contentamento do apóstolo não dependia da abundância ou
da escassez de bens materiais, mas da suficiência em Cristo.
2. Perseguição e rejeição. Paulo escreve da
prisão (1.12-30), embora o local dessa prisão seja uma questão ainda não
definida. Alguns estudiosos acreditam que ele escreveu esta carta de Éfeso,
ainda que At 19 não faça menção de nenhum aprisionamento durante o seu longo
ministério entre os efésios. O fato é que, mesmo encarcerado, impressiona-nos
ver-lhe a alegria e o regozijo (Fp 1.7,13,14). Qual é a origem então de tal
alegria? Certamente ele possuía o desejo e a certeza de que Deus o livraria da
prisão, mas não há como ter certeza disso (Fp 1.20-27; 2.24). A satisfação das
necessidades materiais de Paulo não era motivo nem a medida de sua alegria,
embora vivesse numa época em que prevalecia a tese filosófica de que uma pessoa
autossuficiente em todas as circunstâncias era descrita como uma pessoa
'contentada'. Apesar de utilizar um termo próprio da filosofia pagã, Paulo
repudia expressamente a mera autossuficiência (2Co 3.5; 9.9). O que prevalece,
no apóstolo, é o contentamento em todas as coisas (Fp 4.11,12). Sua suficiência
esta em Cristo, cuja paz e propósito ele desfruta apesar das circunstancias da
vida.
SINOPSE DO TÓPICO (I)
O contentamento do crente não depende da
abundância ou da escassez de bens materiais, mas da suficiência em Cristo.
II.
PROSPERIDADE NA
HUMILDADE
1. O exemplo de
Paulo. Devemos ver o exemplo de Paulo sob uma ótica de alguém que prevalece; no
apóstolo, é o contentamento em todas as coisas (Fp 4.11,12). Temos que, este
homem escolhido por Deus para essa grande obra, alcançou altos padrões de
espiritualidade ao ponto de afirmar convictamente: "Porque para mim o
viver e Cristo, e o morrer e ganho" (Fp 1.21). Não que ansiasse pela
morte, mas sim por uma presença mais próxima de Cristo que a morte trará.
Enquanto isso, o que prevalece, no apóstolo, é o contentamento em todas as
coisas (Fp 4.11,12). Que belo exemplo de renúncia, altruísmo, zelo missionário
e anseio por comunhão com o seu Salvador!
2. O exemplo de
Cristo. Paulo utiliza o exemplo de Cristo para impor um apelo ao amor altruísta
Assim como Cristo deixou voluntariamente de lado sua glória celeste para vir ao
mundo e morrer, o crente deve estar disposto a olhar além de seus próprios
interesses em prol do bem-estar dos outros. Maior exemplo de humildade, para o
apóstolo, não era ele, mas Cristo Jesus que, mesmo sendo Deus, fez-se homem,
assumindo a forma de servo (Fp 2.5-7). A realidade da encarnação de Cristo é
expressa através da sua completa renuncia quando se aniquilou a si mesmo. Ele
ocultou as manifestações de divindade e assumiu a verdadeira humanidade.
Saliento que Cristo ao 'esvaziar-se' não tirou de si mesmo sua identidade como
Deus. O sentido real da frase registrada em Fp 2.7 é que ele a si mesmo se
humilhou, deixando seu 'status' celestial, não o seu ser divino.
SINOPSE DO TÓPICO (II)
Ser próspero é permanecer humilde em
toda e qualquer situação.
III.
PROSPERIDADE NA
CARIDADE E NA UNIDADE
1. Amor e caridade. Vemos que Paulo
enfatiza como o Senhor Jesus deixou a sua glória e humilhou-se como um escravo,
sendo obediente até a morte para o beneficio dos outros, o crente deve exercer
amor altruísta e cuidado para com o próximo, sendo sincero e sem escândalo
diante de Deus e dos homens. Este é o alvo supremo do crente proposto por
Paulo! Somente com um amor abundante, derramado em nosso coração pelo Espirito
Santo e com fidelidade total à Palavra de Deus, é que seremos prósperos segundo
o modelo de prosperidade ensinado por Paulo, que alias, nada tem haver com o
adotado hoje.
2. Provisão e
gratidão. É interessante a tradução apresentada pela Bíblia NTLH, da SBB, quando
afirma: "Com a forca que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer
situação" (Fp 4.13). Esta tradução é salutar, pois lança a suficiência em
Cristo e demonstra que o objetivo não é as conquistas do homem e sim sua
capacitação para, com Cristo, enfrentar situações adversas que possam surgir.
Paulo sabia que o Senhor amparava-o através dos crentes de Filipos. E nem por
isso ele se sentia menos próspero.
3. A comunhão e a
sã doutrina. A vida abundante está relacionada a um correto relacionamento com Deus,
que resulta em paz interior. Embora possamos ser agraciados com bens materiais,
nossa vida não deve ser direcionada por uma cultura de consumo que busca
desenfreadamente a realização do ego em detrimento dos valores espirituais. É o
que nos ensina o Novo Testamento. Na doutrina apostólica, os verdadeiros
valores são os eternos e não os temporais. Sim, as verdadeiras riquezas são as
espirituais e não as materiais. Os judeus do tempo de Jesus acreditavam que a posse
dos bens terrenos era sinal do favor divino. Logo, os ricos deveriam ser
tratados com especial deferência. Foi por isso que os discípulos estranharam
quando Jesus afirmou: “Quão dificilmente, entrarão no Reino de Deus os que têm
riquezas! Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que
entrar um rico no Reino de Deus” (Lc 18.24,25). Diante disso, indagaram: “Logo,
quem pode ser salvo?”. Acreditava-se que a riqueza era evidência de salvação!
Jesus prontamente corrigiu essa ideia (Lc 12.15). Paulo deixa bem claro que os
bens espirituais transcendem infinitamente os materiais (Ef 3.8; 1 Co 1.30,31).
Eis por que não se importou de perder tudo para ganhar o Filho de Deus (Fp
3.7,8). Não se esqueça, Cristo deve ser buscado e almejado, porque nEle estão
todos os verdadeiros tesouros e riquezas (Cl 2.3). Esse ensinamento
sobressai-se na Epístola aos Filipenses, para Paulo, a real felicidade
fundamenta-se tanto em nosso relacionamento com Deus quanto com o próximo (Fp
2.1-6; 4.2). Por outro lado, o apóstolo alerta-nos quanto aos maus obreiros (Fp
3.2). A Bíblia condena o “amor do dinheiro”, mas não a sua aquisição através do
trabalho honesto e responsável (1 Tm 6.10). Na História Sagrada, encontramos
várias pessoas ricas e, nem por isso, foram condenadas, pois tinham a Deus
sempre em primeiro plano (Mt 27.57; Lc 19.2). Mas, infelizmente, muitos
preferem as riquezas a manter uma profunda e doce comunhão com o Senhor (Lc
18.24).
SINOPSE DO TÓPICO (III)
O crente, seja ele financeiramente rico
ou pobre, deve sempre depender do Senhor, porque sem Ele nada podemos fazer.
Nossa suficiência vem do Pai Celeste.
III. Conclusão
“Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Com certeza este é
um dos textos mais conhecidos e citados das Escrituras Sagradas. Todavia, na
maioria das vezes é mencionado de forma equivocada, o “tudo posso” do apóstolo
Paulo revela nossa total e completa dependência de Deus. Padeceu muitas
necessidades. Ele experimentou a dor, o sofrimento e a escassez. Os sofrimentos
fortaleceram a sua fé e o seu caráter. Por isso, o Senhor não o livrou de tais
padecimentos, todavia, Ele o fortaleceu e o capacitou para enfrentar todos os
momentos difíceis com coragem. Ele não moldou a sua vida pelas circunstâncias.
Dessa forma, afirmemos com segurança e ousadia: “Com a forca que Cristo me dá,
posso enfrentar qualquer situação!”
Fonte: Francisco de Assis Barbosa - auxilioaomestre@bol.com.br
NOTAS
BIBLIOGRÁFICAS
TEXTOS UTILIZADOS:
-. Lições Bíblicas do 1º Trimestre de 2012, Jovens e Adultos, A
verdadeira prosperidade — A vida cristã abundante; Comentarista: José
Gonçalves; CPAD;
CITAÇÕES:
-. Bíblia de Estudo Plenitude, Barueri, SP; SBB 2001; Nota Textual de Ef
1.3; p. 1224;
-. Bíblia de Estudo Pentecostal, 1995 por Life Publishers, Deerfield,
Flórida-EUA; Nota Textual de Fp 4.13; p. 1829;
OBRAS CONSULTADAS:
-. Bíblia de Estudo Plenitude, Barueri, SP; SBB 2001;
-. Bíblia de Estudo Pentecostal, 1995 por Life Publishers, Deerfield,
Flórida-EUA; Nota Textual de Fp 4.13; p. 1829;
-. Bíblia de Estudo Genebra, São Paulo e Barueri, Cultura Cristã e
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999;
-. RICHARDS, L. O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento.
1.ed., RJ: CPAD, 2007.
-. Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. 2.ed., RJ: CPAD,
2004, p.1313
Os textos das referências bíblicas foram extraídos do site
http://www.bibliaonline.com.br/, na versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel,
salvo indicação específica.
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